Copa do Mundo de futebol 2026


A Copa do Mundo de 2026 está cheia de novidades. Haverá um número maior de times e será sediada em 3 países diferentes. Será que o Hexa vem? Para quem não perde nenhuma Copa, selecionamos as principais características sobre a próxima edição do evento.

Copa do Mundo de futebol de 2026

A boa notícia é que o tempo de espera para a próxima Copa do Mundo de 2026 será 6 meses menor do que o normal. Isto porque a Copa do Mundo de 2022 foi disputada durante os meses de inverno de novembro e dezembro.

A Copa do Mundo de 2026 é a 23ª Copa do Mundo de futebol e assim como a Copa do Mundo de 2022 no Catar, este campeonato também será inédito.

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2026

Estados Unidos:  Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York, Filadélfia, Seattle e Baía de São Francisco.

México: Cidade do México, Monterrey e Guadalajara.

Canadá: Toronto e Vancouver.

Desta vez, haverá 48 seleções nacionais, ou seja, um aumento de 16 nações das tradicionais 32 nações. E pela primeira vez na história do futebol será distribuído entre três países-sede no total de 16 estádios. Por conta disso, a expectativa é que a Copa do Mundo dure entre 38 a 40 dias, o que normalmente costuma durar 32 dias.

Um modelo desenvolvido para falhar

Este modelo é muito semelhante ao realizado pela UEFA durante o Campeonato Europeu 2020 -2021, o que na prática não deu muito certo. A UEFA recebeu várias críticas dos torcedores por não poderem assistir a todos os jogos, já que muitas times tiveram que viajar por toda a Europa para disputar as partidas.

Aliás, era uma competição um tanto desleal, já que praticamente todas as grandes seleções do futebol jogavam em seus próprios países, como Inglaterra, Alemanha e Espanha. Outras seleções cujos países não receberam nenhuma partida, tiveram que viajar entre as seleções principais e jogar com poucos torcedores para apoiá-los.

A estrutura da competição

Haverá grandes mudanças na Copa do Mundo de 2026. O número de seleções aumentou de 32 para 48 e, como já mencionado, as partidas serão distribuídas por toda a América do Norte.

Na verdade, é a primeira Copa do Mundo de futebol desde 2002 a ser organizada e sediada por três países. O México se torna a primeira nação a sediar três Copas do Mundo (1970, 1986 e 2026). Do outro lado, para o Canadá, é a primeira vez que eles sediam o maior evento esportivo do mundo.

A última vez que a Copa do Mundo foi realizada nos EUA foi em 1994, aliás, a Copa do Mundo de futebol que nós, brasileiros, certamente lembramos. Quem viveu a Copa do Mundo de 94 com certeza se lembra de Taffarel, Mauro Silva, Bebeto, Romário, Cafu e, na época, o fenômeno Ronaldo com 17 anos. Estas lendas levantaram o troféu da Copa do Mundo de 94 e trouxeram o tetra para Brasil.
Vamos torcer para se repetir em 2026!

TSDA futebol apostas copa do mundo

Qualificação da Copa

Os 48 esportes das finais da Copa do Mundo estão distribuídos entre todos os continentes e confederações de futebol. Aqui você pode ver como as vagas estão sendo divididas.

UEFA EUROPA 16 vagas diretas.

CONCACAF DA AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE
A Concacaf consegue 6 vagas diretas e mais duas vagas nas eliminatórias entre os times da confederação. Os EUA, o Canadá e o México obtêm automaticamente suas vagas por serem os anfitriões da Copa do Mundo. Essas três vagas estão incluídas nas seis vagas diretas dentro da Concacaf, o que dá às outras nações dentro da Concacaf apenas três vagas diretas.

CONMEBOL AMÉRICA DO SUL
A América do Sul também divide 6 vagas diretas mais uma vaga nas eliminatórias regionais da confederação.

CAF ÁFRICA
A África consegue nove vagas diretas mais uma vaga nas eliminatórias regionais da confederação.

AFC ÁSIA
Oito times se classificam diretamente e mais uma vaga nas eliminatórias regionais da confederação.

OFC OCEANIA
Como a OFC é de longe a menor confederação, eles conseguem apenas uma vaga direta mais uma vaga nas eliminatórias regionais da confederação.

A fase de grupos da Copa do Mundo

A proposta de mudança na estrutura da fase de grupos para distribuir as nações de 16 grupos de 3 para 12 grupos de 4 foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da FIFA. O número total de partidas passará, portanto, de 64 para 104 e o número de partidas para cada equipe que chegar às semifinais aumentará de sete para oito partidas.

As oito melhores seleções que terminarem em terceiro lugar de cada grupo, bem como as duas melhores seleções de cada grupo, avançam para as oitavas de final.

FAQ Perguntas e Respostas sobre a Copa do Mundo de 2026

Aqui reunimos perguntas e respostas frequentes sobre a Copa do Mundo da FIFA 2026

Quando começa a Copa do Mundo de 2026?

A Copa de 2026 será disputada tradicionalmente durante os meses de verão de junho a julho de 2026.

Onde vai ser a Copa do Mundo 2026?

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2026 serão Estados Unidos, México e Canadá.

Que dia começa a Copa do Mundo ?

A Copa do Mundo de 2026 está prevista para começar em junho e a data Final da Copa do Mundo já está marcada para o dia 19 de julho.

Quais canais de tv transmitirão a Copa do Mundo de futebol?

Em agosto de 2022, a Globo garantiu direitos conjuntos com a ESPN para transmitir várias competições de futebol de primeira linha, incluindo a Copa do Mundo FIFA de 2026. A Globo também transmitirá o Campeonato Europeu da UEFA 2024 e a Liga das Nações da UEFA.

Quando é disputada a Copa do Mundo de futebol?

A Copa do Mundo é disputada a cada quatro anos. A próxima Copa será disputada nos EUA, Canadá e México em 2026.

Quem tem mais Copa do Mundo ?

O Brasil tem o maior número de medalhas de ouro em Copas do Mundo, cinco no total, o maior vencedor atualmente. Em seguida Itália e Alemanha com quatro ouros em Copas do Mundo cada.
Brasil: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002
Itália: 1934, 1938, 1982, 2006
Alemanha: 1954, 1974, 1990, 2014

Quem ganhou a Copa do Mundo de futebol de 2018?

A França levou para casa o ouro da Copa do Mundo de 2018 depois de derrotar a Croácia na final por 4 a 2 no Estádio Luzhniki, em Moscou. A final da Copa do Mundo de 2018 foi a maior em número de gols desde a final entre Inglaterra e Alemanha Ocidental em 1966.

Quem ganhou a última Copa do Mundo?

O tão comentado campeonato Qatar 2022 também fez história de forma muito positiva. Foi a última Copa de Lionel Messi e o único título que ele não tinha. Portanto, tornou-se mais dramático quando a Argentina venceu a França nos pênaltis, depois de jogar 3 a 3 por 90 minutos e prorrogação. Lionel Messi completou assim o título da sua carreira e também foi premiado com a Bola de Ouro.

Onde vai ser a Copa do Mundo de futebol de 2026?

As partidas durante a Copa do Mundo de 2026 serão divididas entre três nações anfitriãs, EUA, Canadá e México. Um total de 16 cidades e locais foram designados, dois no Canadá, três no México e os onze restantes espalhados pela costa dos Estados Unidos, exceto Kansas City, que fica bem no meio dos Estados Unidos.

Quando foi a primeira Copa do Mundo?

A primeira Copa foi disputada no Uruguai entre 13 a 30 de julho e foi escolhida pela FIFA pela comemoração dos 100 anos da primeira constituição do país e no esporte foram medalhistas de ouro pela seleção de futebol nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. As partidas foram na capital do Uruguai, Montevidéu.

Rolar para o topo